sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ASTRONOMIA
Para o Ramo Escoteiro, serão necessárias algumas identificações de constelações. Mas o que é Constelação? Constelações são conjuntos de estrelas, agrupadas segundo a proximidade aparente.
Segue abaixo algumas constelações. A dica é observar.
                                    Clic nas fotos para ampliar




Entre neste link , baixe o programa em seu pc , coloque as coordenadas para a cidade do Rio de Janeiro e conheça o céu. Maravilhoso !!!
Nele vocês podem treinar para encontrar as constelações .

      Movimentos da Terra
Os movimentos da Terra são os movimentos simultâneos realizados pela Terra no espaço. Existem ao todo cinco movimentos principais:
 Rotação - A Terra gira em torno de si mesma, em torno de seu eixo imaginário. A duração da rotação é de 24 horas.
 Translação - é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol; leva um tempo total aproximado de 365 dias e 6 horas até que se complete um ano.
Além desses movimentos, há outros movimentos menores que são variações destes, como a nutação (variações do eixo durante a precessão) e a polariadade invertida.
Marés
Os movimentos periódicos de elevação e abaixamento da superfície dos oceanos, mares e lagos são provocados pela força gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. As marés ocorrem a intervalos regulares de 12 horas e 12 minutos - a cada 24 horas e 50 minutos, o mar sobe e desce duas vezes constituindo o fluxo e refluxo das águas.
À medida que terra gira, outras regiões passam a sofrer elevações, como se o nível da água se deslocasse seguindo a Lua. As marés de Lua Nova, e de Lua Cheia são mais violentas e por essa razão são chamadas de marés de sizígia ou de águas-vivas; são as grandes marés. Durante as quadraturas da Lua, nas fases da Lua Crescente e de Lua Minguante, não ocorrem eclipses. As marés de quadratura são bem moderadas e por essa razão são chamadas de marés de águas mortas ou pequenas marés.

Eclipses
Um eclipse é um evento astronômico que acontece quando um objeto celeste se move para a sombra de outro. Quando acontece um eclipse dentro de um sistema estelar, como o Sistema Solar, ele forma um tipo de sizígia, o alinhamento de três ou mais corpos celestes do mesmo sistema gravitacional em uma linha reta. O termo eclipse é usado com mais frequência para descrever um eclipse solar, quando a sombra da Lua cruza a superfície da Terra, ou um eclipse lunar, quando a Lua se move na sombra da Terra. Entretanto, ele pode se referir a eventos além do sistema Terra-Lua: por exemplo, um planeta entrando na sombra de uma de suas luas, uma lua entrando na sombra do planeta que orbita, ou uma lua cruzando a sombra de outra lua. Um sistema estelar binário também pode produzir eclipses se o plano de suas órbitas intersecta a posição do observador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário