domingo, 24 de outubro de 2010

UNIFORMES E DISTINTIVOS
UNIFORME ESCOTEIRO PARA A MODALIDADE DO AR E DISTINTIVOS – 
Dica: Atenção aos detalhes.
Regras estabelecidas no POR referente à Modalidade do AR:
REGRA 014 – MODALIDADES
O Escotismo também se organiza em Modalidades, a saber:
a) Modalidade Básica, em que predominam as atividades em terra e o ambiente mateiro;
b) Modalidade do Mar, em que predominam as atividades orientadas para a especialização em
marinharia e o ambiente náutico; e
c) Modalidade do Ar, em que predominam as atividades orientadas para a especialização em aviação e o ambiente aeronáutico.
Da Orientação Geral
As ênfases educativas das Modalidades do Mar e do Ar são exclusivas e próprias dos Ramos
Escoteiro e Sênior, ou seja, nos Ramos Lobinho e Pioneiro não se desenvolvem as Modalidades do Mar e do Ar.
REGRA 047 – UNIFORME ESCOTEIRO
O uniforme escoteiro, conforme o caso terá a seguinte composição:
C - UNIFORME ESCOTEIRO PARA A MODALIDADE DO AR
a) COBERTURA – boina preta, do tipo “Montgomery”, ou boné tipo “bico de pato”, em tecido, com o distintivo da modalidade;
b) CAMISA – como no uniforme da modalidade básica, em tecido azul-mescla com botões pretos;
c) CAMISETA – exibindo motivo escoteiro, usada em atividade, para substituir a camisa;
d) CALÇA – azul marinho, curta (quatro dedos acima do joelho), ou comprida, dois bolsos laterais embutidos e dois traseiros aplicados, com portinholas e botões pretos e passadeiras para o cinto.
e) SAIA – como no uniforme da Modalidade Básica, azul marinho;
Texto retirado da modalidade básica:
f) CINTO, MEIAS, CALÇADOS, LENÇO E AGASALHO – como no uniforme da Modalidade
Básica.
Texto retirado da modalidade básica do POR
SAIA –cáqui, “evasé”, com duas pregas na frente e duas atrás, costuradas até 15 cm da bainha, cós com passadeiras e zíper da mesma cor, do lado esquerdo, sem bolsos laterais e com dois bolsos traseiros aplicados com portinholas, de comprimento até 5 cm acima do joelho, devendo ser usada sobre calção de fazenda ou malha;
CINTO – de couro marrom, do tipo “escoteiro”, com argolas, tendo no fecho de metal amarelo
o emblema da UEB;
MEIAS – cinzas, compridas, com canhão;
CALÇADOS – pretos;
LENÇO – como no traje escoteiro; opcionalmente, o lenço poderá ser usado quando a camiseta estiver substituindo a camisa;
AGASALHO – quando necessário, nos padrões comercializados pela UEB, ou conforme definido pelo Grupo Escoteiro, os membros da Seção deverão ser incentivados a usar, tanto quanto possível, agasalhos de um mesmo tipo.
REGRA 137 – SÍMBOLO DA MODALIDADE DO AR
O símbolo da modalidade do ar consiste no emblema da UEB tendo uma águia justaposta sob o escudo central, voando para a direita.




REGRA 147 – DISTINTIVOS DE MODALIDADE
III - DISTINTIVO DA MODALIDADE DO AR
O distintivo da modalidade do ar é usado por escoteiros, escoteiras, seniores, guias, escotistas e dirigentes da modalidade do ar, na parte frontal da boina tipo “Montgomery”, pendendo para a direita, ou acima do bolso esquerdo da camisa, quando sem cobertura. É um tope metálico dourado, com 2,5 cm de altura, exibindo uma flor-de-lis com asas.





REGRA 161 – INSÍGNIAS ESPECIAIS
IV - BREVÊ DO CATAR I PARA MEMBROS JUVENIS
Concedida pela Diretoria Regional para membros juvenis aprovados no CATAr I - Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar. O distintivo, usado enquanto membro juvenil, em metal prateado, consiste em uma flor de lis em posição central, sobreposta a um escudo azul marinho, tendo ainda duas asas espalmadas, com comprimento total de 77 cm, e é usado acima do bolso esquerdo da camisa.
V - BREVÊ DO CATAR II PARA MEMBROS JUVENIS
Concedida pela Diretoria Regional para membros juvenis, que já tenham conquistado o Brevê do CATAR I para membros juvenis, e com especialização certificada em outros cursos de interesse para a Modalidade do Ar, promovidos ou não pela UEB, tais como aprofundamento do CATAr I, ou Pára-quedismo, ou Mecânica Aérea, ou Controle de Tráfego Aéreo, ou Sobrevivência, ou Comissário de Vôo etc. O distintivo, usado enquanto membro juvenil é o mesmo do CATAr I para membros juvenis, aplicado sobre um fundo de feltro verde oliva, em formato elíptico, medindo 90 mm de comprimento por 40 mm de altura, com cercadura de 3
mm bordada em ouro, e deverá ser usado em substituição ao Brevê do CATAr I para membros juvenis.

XII - BREVÊ DO CATAR I
Concedido pela Diretoria Regional para escotistas ou dirigentes aprovados no CATAr I - Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar. O distintivo, em metal dourado, consiste de uma flor de lis em posição central, sobreposta a um escudo azul marinho, tendo ainda duas asas espalmadas, com comprimento total de 77 mm, e é usado acima do bolso esquerda da camisa.

XIII - BREVÊ DO CATAR II
Concedido pela Diretoria Regional para escotistas ou dirigentes que já tenham conquistado o Brevê do CATAr I, com especialização certificada em outros cursos de interesse para a Modalidade do Ar, promovidos ou não pela UEB, tais como aprofundamento do CATAr I, ou Pára-quedismo, ou Mecânica Aérea, ou Controle de Tráfego Aéreo, ou Sobrevivência, ou Comissário de Vôo etc. O distintivo é semelhante ao do CATAr I, aplicado sobre um fundo de feltro de verde oliva, em formato elíptico, medindo 90 mm de comprimento por 40 mm de altura, com cercadura de 3 mm bordada em ouro e deverá ser usado em substituição ao Brevê do CATAr I.

Clic na imagem para ampliar











Nenhum comentário:

Postar um comentário