domingo, 24 de outubro de 2010


CARTA AERONÁUTICA

CARTA AERONÁUTICA – WAC – Dica: Não se esqueça de levar régua e lápis.
Escala
Definimos escala de um desenho como sendo a razão entre o comprimento do projeto e o comprimento real correspondente, sempre medidos na mesma unidade.

Usamos escala quando queremos representar um esboço gráfico de objetos, da planta de uma casa ou de uma cidade, mapas, maquetes, etc.
Se num mapa a escala indicada é de 1:1.000.000, isso quer dizer que cada medida no desenho do mapa é 1.000 vezes menor que a realidade, sendo assim : Cada 1 cm medido no mapa representará no real ->1.000.000 cm = 10 km
Se num aeromodelo cada cm do protótipo equivale a 32 cm no real, afirmamos que esse modelo está na escala de 1: 32, ou seja, tudo no avião é 32 vezes maior que no modelo.
Todo mapa cartográfico é feito em escala
O Mapa parcial do município do Rio de Janeiro está construído na escala 1:450.000, ou seja, cada cm medido no mapa, medirá, na verdade 450.000 vezes maior, ou seja : 1 cm no mapa será equivalente, no mapa, a 450.000 cm = 4.500 m = 4,5 km.
















Um comentário:

  1. Cristiana eu queria elogiar eu blog e dizer que Vc não sabe o quanto ele está sendo util para mim.Estou fazendo curso de D.O.V..e tem tudo oque eu preciso...Valeu...muito obrigado...

    ResponderExcluir