domingo, 24 de outubro de 2010

TEORIAS DE VÔO

                           TEORIAS DE VÔO
              Forças Aerodinâmicas

Arrasto Parasita
Formado por todas as partes da aeronave que não produzem sustentação (área plana equivalente). A resistência ao
avanço induzida é criada pela ponta das asas.
Movimentos da Aeronave
Arfagem ou Tangagem - Movimento em torno do eixo transversal de uma aeronave, relacionado ao efeito de subir
(cabrar) e descer (picar).
Rolamento ou Bancagem - Movimento de curva para a direita ou esquerda em torno do eixo longitudinal da
aeronave.
Guinada – Movimento em torno do eixo vertical da aeronave, relacionado com o efeito de mudança de rota.
Diedro - Inclinação da asa em relação ao eixo transversal da aeronave.
Pitch - Ângulo de inclinação do nariz da aeronave.
Sustentação: no teorema de Bernoulli, Equação do Escoamento e tubo de Venturi.
Observações:
- Com o aumento da altitude a velocidade diminui
- A resistência ao avanço induzida é provocada pela ponta das asas
- Curva de potência útil é para hélice
- A pressão atmosférica é estática
- Aerofólio é baseado no tubo de venturi
- O coeficiente de resistência ao avanço (CD) é para corrigir os efeitos de viuscosidade do ar
-Vento de rajada ascendente levanta o nariz do avião (ângulo de ataque maior)
- L = Sustentação
- CL – Coeficiente de Sustentação
- Quando o CG estiver a frente do CP o avião é mais estável






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