quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OBSERVAÇÃO AÉREA - Sistema AMFCO

OBSERVAÇÃO AÉREA
SISTEMA AMFCO DE CLASSIFICAÇÃO DE AERONAVES





Os aviões podem ser classificados de várias maneiras. Normalmente é utilizado o Sistema AMFCO, que divide a aeronave em: Asa, Motor, Fuselagem, Cauda e Outras partes.

                                          ASA

A asa corresponde as extremidades perpendiculares ao corpo do avião, onde normalmente se guarda o combustível, e sua classificação se sub-divide nos seguintes itens:

1) Quantidade;
2) Formato;
3) Diedro (angulação);
4) Posição.


1) Quantidade – é o número de pares asas do avião e se divide em:


2) Formato – é a forma da asa do avião, e se divide em:


3) Diedro – é o ângulo que a asa do avião faz, no local em se prende à fuselagem se divide em:
4) Posição – é a altura em que a asa do avião está fixada na fuselagem e se divide em:


MOTOR

O motor é a máquina responsável por movimentar a aeronave. É importante notar que quando há um número par de motores (bimotor ou quadrimotor), eles se encontram divididos igualmente pelas asas. Entretanto, quando há um número ímpar de motores (monomotor ou trimotor), um dos motores normalmente se localiza no nariz da aeronave (monomotor), ou na cauda ou enpenagem (trimotor). Sua classificação se sub-divide nos seguintes itens:

1) Quantidade;
2) Tipo.

1)    Quantidade – é o número de motores do avião:

1)    Tipo – é a espécie de motor utilizado pelo avião:


(Obs: Para a Base de Sistema AMFCO deverão ser considerados apenas os motores a Hélice e Turbojato). 
FUSELAGEM

A fuselagem é o corpo central do avião e sua classificação diz respeito a extensão da aeronave, dividindo-se em curta, média e comprida. Entretanto, o quesito fuselagem é variável e sempre dependerá de uma comparação. Assim, um avião terá um determinado tipo de fuselagem comparado a outro tipo de aeronave. Por exemplo, um  Boeing 737 terá uma fuselagem comprida se comparado a um avião de combate F-14 Tom Cat, mas terá fuselagem curta, se comparado a um Airbus A-380, que é autalmente o maior avião civil do mundo.

De uma maneira geral, os aviões de caça, ou aviões domésticos (Ex: F-15, MiG-29, Cessna), costumam ter fuselagem curta. As aeronaves da aviação civil de porte médio, ou aviões militares de carga (Ex: Boeing 737, Douglas DC-10, PBY Catalina), costumam ter fuselagem média. Já os grandes jatos comerciais (Ex: A-380), costumam ter fuselagem longa.
CAUDA (EMPENAGEM)

A cauda é a parte de traseira da aeronave, cuja função é estabilizar o movimento de vôo. Sua classificação se divide em dois itens:

1) Formato;
2) Estabilizadores Horizontais;

Formato – é a forma da cauda como um todo (estabilizadores verticais e horizontais)

1)    Estabilizadores Horizontais – é a forma dos estabilizadores horizontais;
OUTRAS PARTES

As outras partes do avião correspondem a todas as demais características da aeronave, diferentes das asas, motor, fuselagem e cauda. Normalmente as outras partes do avião incluem a capacidade da cabine e o trem de pouso, que se divide em:

1) Formato;
2) Tipo de Pouso.

1) Formato

1) Tipo de Pouso
Obs: Alguns aviões podem se adaptados para utilizarem esquis no trem de pouso, para pousarem ou decolarem na neve, mas esse caso por se trata de uma exceção, não constitui uma categoria de trem de pouso.

















































2 comentários:

  1. Sem dúvida nenhuma, é a melhor apresentação do sistema AMFCO que conheço.
    Gostaria de utilizar o material aqui apresentado (sistema AMFCO) para um CATAR em Brasília e preciso da autorização do autor da publicação.

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  2. Atenção: Em classificação quanto ao Diedro, os exemplos referentes a "gaivota" e "gaivota invertida" estão trocados.

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